Comunicado Taça de Portugal

01_normal
04/07/2021

Sobre a não utilização de jogadores internacionais na Taça de Portugal

No final de mais uma época de rugby para todos os clubes nacionais, não queremos deixar de realçar aquilo que defendemos por diversas vezes esta época, que há o tempo dos clubes, e que há o tempo da selecção nacional.
Não concebemos a selecção sem os clubes, nem o seu inverso, sendo que a selecção deverá ser sempre o topo da pirâmide para os jogadores dos clubes, e para aqueles que se mostram em melhores condições no momento da convocatória.

Dito isto, queremos também dizer que compete à FPR a valorização das principais provas nacionais.

E foi isso que não aconteceu com a segunda prova do calendário nacional!
Tendo o nosso clube sido campeão nacional esta época, era legítimo que aspirasse a uma época histórica no clube, juntando a Taça de Portugal ao Campeonato Nacional.

Mas a FPR decidiu não valorizar esta prova, impedindo os jogadores convocados para a selecção de jogar pelos seus clubes, não marcando as meias finais e final para datas que permitissem compatibilizar as diversas competições, como o nosso clube apelou por diversas vezes, em vão.

Mais, no caso da final da Taça, em que o nosso clube tinha 4 para 2 convocados do adversário, nem o facto da desconvocatória de um dos nossos na véspera dessa final permitiu que jogasse, ao invés do que aconteceu na meia final, em que jogadores desconvocados dos Sevens jogaram contra nós.

Dois pesos e duas medidas, mesmo no âmbito das regras definidas pela FPR, com que nunca concordámos, mas sempre
respeitámos.

Não queremos deixar de dar os parabéns a todos os jogadores de ambos os clubes que disputaram a final da Taça de Portugal, esses sim a valorizar a segunda prova do calendário de clubes, e que mereciam o mesmo entendimento da FPR.

Agora é definitivamente o tempo da selecção!

Estes dois jogos finais da época são decisivos para o grande objectivo de estarmos no Mundial de Rugby de França, e desejamos-lhe, também ao seleccionador nacional, à sua equipa técnica e aos jogadores, toda a sorte do mundo para a consecução desse grande feito para o rugby português.

Da nossa parte tudo faremos para que isso aconteça, e os nossos jogadores envolvidos estarão empenhados a fundo nessa missão.

Patrocínios e apoios
Patrocínios

Apoios