Clube

Presentation1

Foto: 1.ª XV do Técnico | 15 de Dezembro de 1963

Bem-vindo ao Clube de Rugby do Técnico

Foi durante o ano de 1962 que quatro jovens jogadores de rugby e estudantes do Instituto Superior Técnico (IST) tiveram a ideia de formar a equipa de rugby da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST).

O Homem sonha, a obra nasce e logo um ano depois, Alfredo Santos, José Metelo, José Luís Steiger e Pedro Sousa Ribeiro deram início e fundaram a equipa de rugby da AEIST que fez o seu primeiro jogo no dia 15 de Dezembro de 1963 contra o Grupo Desportivo de Guerin.

Constituída exclusivamente por alunos e ex-alunos do Instituto Superior Técnico, a equipa de rugby da AEIST tornou-se presença regular nos lugares cimeiros das competições universitárias e inscreveu-se nas competições federadas.

Perante o sucesso alcançado e a adesão cada vez maior de jovens que queriam praticar rugby na equipa da AEIST, foi formada em 1964 a primeira equipa Júnior (sub-19) que se sagrou campeã logo no primeiro ano de actividade.

Na época seguinte a equipa sénior da AEIST, ao mesmo tempo que disputava as competições universitárias, sagrou-se campeã nacional da Segunda Divisão ascendendo ao escalão máximo do desporto federado, consolidando definitivamente a equipa de rugby da AEIST no panorama do rugby português.
Ainda hoje a principal equipa sénior do Clube de Rugby do Técnico utiliza a denominação de AEIST, vincando desta forma a génese da sua formação.

 

Fundação do Clube de Rugby do Técnico

crt_equipaSensivelmente a partir dos anos 70 verifica-se Portugal uma franca expansão do Rugby, quer em número de praticantes, quer em número de clubes.

Assiste-se à criação de escalões de formação em diversos clubes, as competições federadas tornam-se cada vez mais competitivas e dinâmicas, envolvendo estruturas mais complexas e densas.

Foi decidido então que a equipa de rugby da AEIST não podia deixar escapar esta janela de oportunidade que o recente crescimento da modalidade estava a proporcionar.

Perante a necessidade imperiosa de criar escalões de formação, que não eram possíveis dentro da estrutura universitária da AEIST, e possibilitar a prática da modalidade a todos os que nela se interessassem e não apenas a alunos e ex-alunos do IST, nasce em 1975 o Clube de Rugby do Técnico (CRT) tal como o conhecemos hoje.

Um clube com todos os escalões de formação, plural, aberto a todos os que queiram praticar a modalidade que tantos gostamos sob o emblema da AEIST.

Em 1993, o CRT dá mais um passo fundamental na sua história e constrói, fruto da entrega e abnegação de todos os seus membros, o Campo das Olaias, onde hoje dispomos um moderno complexo desportivo, exclusivamente dedicado ao Rugby e que nos enche de orgulho.

O Clube de Rugby do Técnico é hoje uma referência incontornável no Rugby Português. Envolve anualmente cerca de 300 atletas divididos por todos os escalões de formação e tem regularmente jogadores envolvidos nas selecções nacionais.
Além de inúmeros troféus alcançados, já se sagrou campeão nacional em todos os escalões de competição.

Em 1999 formámos uma equipa feminina, dando mais um passo na pluralidade que nos caracteriza.

Mantemos e desejamos a nossa ligação ao IST e à AEIST mas hoje podemos afirmar que somos um clube eclético, resultado da abertura que promovemos a partir de 1975.

A nossa identidade e os valores que defendemos marcaram e continuam a influenciar os milhares de jogadores que envergaram o nosso emblema e que nele deixaram a sua marca e identidade.

Por tudo isto e muito mais, o Clube de Rugby do Técnico assume-se não só como um clube de Rugby mas como uma escola de vida e de valores sólidos como a amizade, o espírito de equipa e a vontade de lutar contra todas as adversidades.

Patrocínios e apoios
Patrocínios

Apoios