Luis Maria do Amaral Alves (1946/2015)

23/04/2015

Luis Maria do Amaral Alves (1946/2015) foi um brilhante aluno do IST e seu  jogador de Rugby nos Seniores (1967/1970) onde , tirando partido da sua velocidade , jogou a 3/4 ponta (treinou atletismo na especialidade de  corrida de velocidade com o prof Eduardo Cunha). Seu pai,  o Professor Luis Almeida Alves , ao tempo Director do IST, foi grande amigo e apoiante das nossas equipas de Rugby

O Luis Alves , engenheiro de máquinas, esteve ligado à energia e ao tratamento de resíduos na Empresa Geral de Fomento, foi assistente no Técnico e deixou importante obra técnica escrita .

Foi a sua dedicação apaixonada à música que o tornariam  no melómano ímpar que todos reconhecem . A sua hipersensibilidade, o seu vastíssimo conhecimento, aliados a experiências permanentes e sucessivas , a sua profunda e sólida cultura, conferiram-lhe uma autoridade musical , que partilhava humildemente com os Amigos (convidando-os para sua casa para inesquecíveis sessões musicais que cuidadosa e pedagogicamente preparava) ou com o público através da rádio , da televisão, e dos jornais onde apresentou programas e critica musicais de grande êxito.

Mas foram as suas qualidades humanas que o tornaram no Homem único e superior que conhecemos . A sua inteligência, sempre clarividente, a sua análise , sempre discernida, a sua sensibilidade artística, sempre sublime, o seu humanismo , valor maior e determinante da sua vida , o seu sentido de humor, sublime de alegria e perspicácia . Mas talvez complementando e até sobrepondo-se a tantas e inumeráveis qualidades e características, a sua humildade compulsiva definiu bem a grandeza do seu espírito e do seu coração. Que se gastou , aspergindo tanta amizade e partilhando com todos  o seu incomensurável saber e a alegria da sua vida , traindo-o na quinta-feira 2 de Abril.

Não se trata agora de jamais o esquecermos , trata-se , isso sim de o lembrarmos sempre com exemplo maior de um Homem bom e sábio . E , acima de tudo,  o Amigo. O melhor de todos .

 

José Bento dos Santos

Patrocínios e apoios
Patrocínios

Apoios