Mensagem de Início de Época

10/09/2015
Prestes a iniciar nova época desportiva, o nosso clube confronta-se com novos objectivos, em todos os domínios, não só na área desportiva, como, e até de forma mais transformadora, nas áreas sociais e de futuro desenvolvimento do clube.
Se, no decurso da época transacta marcámos posição no sentido do caminho que queremos percorrer, esta época esperamos que seja a da concretização dos vários projectos que temos em marcha.
Essencialmente, passam pela promoção do nosso clube como uma organização de rugby de grande nível, e, simultâneamente, uma escola de vida para os nossos atletas, incentivando-os a ter sucesso desportivo, a par do sucesso escolar e profissional.
Em primeiro lugar, queremos aumentar a nossa massa de jovens atletas entre os 8 e os 14 anos, esperando que os “open days” dos próximos dias 19 e 26 de Setembro, culminando no Torneio da Alameda de 3 de Outubro, desta feita a ser organizado por forma a ter um relevo e uma abrangência muito superiores ao primeiro. Confiamos no êxito destas iniciativas, e também no grande apoio das mães e pais dos nossos jovens, pois queremos que sintam também o clube como seu e participem de forma efectiva na sua vida.
Também, nesse sentido, vai o nosso apoio ao desenvolvimento de formas de participação dos pais em actividades desportivas lúdicas, incluindo-se aí o “Parent’s team” e o “Touch Rugby”.
Mas um clube forte tem que ter muito mais gente que os actuais praticantes e seus familiares, e queremos trazer ao clube os antigos praticantes ao longo dos seus 52 anos de existência.
O ano passado verificou-se uma maior comparência dos antigos nos jogos de seniores, mas vamos querer consolidar essa presença no clube de forma regular.
Um clube forte vai ter que ter mais sócios, que paguem regularmente as suas quotas e participem na sua vida.
Realço que a promoção do nosso clube deu um grande passo com o protocolo de parceria que foi formalizado com o Instituto Superior Técnico, berço do clube.
Essa parceria vai permitir-nos ter uma visibilidade muito superior à de um clube de rugby normal, conseguindo chegar  à comunidade académica e científica do Técnico, bem como aos seus ex-alunos e a todos os engenheiros em Portugal, num universo de mais de 50000 pessoas.
Esperamos, com isto, conseguir também apoios nas nossas empresas de engenharia, mas, para isso, é necessário o trabalho de todos nas diversas áreas em que estamos implantados.
Como afirmei por diversas vezes, o rugby tem que ser encarado não apenas como mais um desporto, sendo antes uma forma de vida, de tal forma que confere capacidades para poder fazer outras coisas e abrir novos horizontes aos seus praticantes. O facto de ser amador não impede que não seja vivido de uma forma séria.
Vamos querer excelentes praticantes, mas também alunos aplicados e com boa formação do ponto de vista moral e escolar.
Neste clube, sempre o conseguimos, quremos agora fazê-lo a uma escala maior.
Daí também a implantação do nosso projecto social, com a intervenção junto de miúdos mais carenciados, de forma a inclui-los no desporto e na escola.
Acabar o licenciamento das nossas instalações, em curso, geri-las de forma produtiva, é também grande objectivo, já para a presente época.
Pensamos ter o Técnico todas as condições para ser o melhor e maior clube português de rugby, quando, e depois de definidos os objectivos, todos contribuirmos para a sua concretização.
Quanto à época desportiva em si, esperamos também grandes êxitos.
Acabado o período de comemoração do cinquentenário, e na sequência do antes referido, adoptámos definitivamente a côr e emblema do Instituto Superior Técnico.
E será com um tom de azul um pouco mais claro nas camisolas que os nossos jogadores irão disputar todos os jogos com um único fito – a vitória!
Esperamos grandes equipas de seniores, a AEIST a disputar o principal título nacional, o CRT a bater-se a alto nível na 1ª divisão, os nossos sub-18 e sub-16 muito mais competitivos, quem sabe se também a espreitarem um título, e uma formação com muitos jogadores a aprender o espírito do clube.
Convidamo-vos a todos a estarem presentes na abertura oficial da época, no próximo dia 3 de Outubro, nas Olaias, em que a nossa primeira equipa defronta o Direito, campeão em título, e a segunda o Sporting, após uma manhã em que se desenrolará o nosso Torneio da Alameda, esperando que, com o vosso apoio, as nossas equipas se iniciem da melhor forma, abrindo boas perspectivas para uma grande época.
Pedro Lucas
Patrocínios e apoios
Patrocínios

Apoios