Retoma da actividade / Fase de apuramento de Campeão Nacional

01_normal
02/05/2020

Comunicado

Para uma clara informação sobre esta matéria, vimos esclarecer o que efectivamente se passou, começando pelos seguintes factos:

1. Os Presidentes de oito clubes, entre os quais todos os do grupo do título, manifestaram, em comunicado conjunto, a sua intenção de terminar o Campeonato Nacional, apenas com a realização de 3 jornadas, a primeira a opôr o 3.º com o 6.º e o 4.º com o 5.º, a segunda com as duas meias finais, onde Belenenses e Técnico receberiam os vencedores da jornada anterior, e a terceira apenas com o jogo da final;

2. Nesse mesmo comunicado, os clubes consideravam que a competição deveria acontecer até 31 de Julho, e a começar, quando e nas condições que fossem recomendáveis;

3. Apesar de se saber, e também sobre isso a FPR foi avisada, da necessidade de apresentar um plano detalhado à tutela para a retoma, tal não foi feito, pelo que o rugby não foi considerado para essa retoma, ao contrário das congéneres do futebol, surf e golfe, todas também modalidades ao ar livre;

Estes são os factos, as consequências é que entrámos num imbróglio que o rugby deveria ter evitado.

E, atenção, caso as condições se deteriorassem, haveria sempre tempo para recuar, e tudo seria feito de acordo com as determinações dos serviços de saúde, sem qualquer risco para os intervenientes.

Agora é que não sabemos se haverá possibilidade, e intenção, de reverter os acontecimentos.

Quem perde é a modalidade, que até poderia aproveitar a falta de conteúdos desportivos das televisões para promoção, mas principalmente os jogadores, com paragem competitiva superior a uma época, e os seus clubes.

Estes, e principalmente os que têm instalações próprias, sofrem avultadíssimos prejuízos, para os quais também não temos qualquer resposta, esperando que a FPR nos informe sobre as possibilidades para tal, quer através da World Rugby, quer através das entidaes governamentais, sobre o que não foi dada qualquer informação aos clubes.

Termino com a forma como tudo isto foi comunicado aos clubes, primeiro numa entrevista na comunicação social, depois um mail a informar do cancelamento face a uma informação de um jornalista de que o governo teria cancelado o campeonato de rugby, depois num outro comunicado, que é apenas uma resposta atabalhoada a uma entrevista nossa, onde se reafirma que não há campeonato, e que a iniciativa foi do governo.

De facto, não foi, o rugby não foi incluído apenas porque não apresentou para discussão o seu plano de retoma, e contra a vontade dos clubes.

Pedro Lucas

Patrocínios e apoios
Patrocínios

Apoios