Técnico celebra o 59.º aniversário do seu primeiro jogo

aaaaatec58
15/12/2022

São 59 anos de uma equipa idealizada por Alfredo Santos, José Metelo, José Luís Steiger e Pedro Sousa Ribeiro que, por muitos obstáculos que tentem colocar no caminho, não deixará de continuar a ser, cada vez mais, um dos clubes de maior prestigio do rugby português.
A ideia de formar uma equipa de rugby no Instituto Superior Técnico surgiu em 1962, e, no ano seguinte, o projecto foi finalmente concretizado quando, a 15 de Dezembro de 1963, um grupo formado exclusivamente por alunos e ex-alunos do Instituto Superior Técnico fez o seu primeiro jogo oficial.
O palco desse encontro histórico foi o campo principal do Estádio Nacional onde, na jornada inaugural da Segunda Divisão, o Técnico teve como adversário o Grupo Desportivo de Guerin, tendo vencido, por 30-0 (10 ensaios marcados).
Comandada por António Mário Carqueijeiro, o primeiro XV do Técnico foi formado nos avançados por Miranda da Cruz, Luís Almeida Santos, Marques Pedro, Luís Steiger, José Metelo, Joaquim Gonçalves, Fernando Ferraz e Alfredo Santos, o primeiro capitão do Técnico.
Henrique Cunha e José Casimiro formavam o par de médios, sendo que nos três-quartos estiveram ainda Álvaro Rodrigues, Guilherme Godinho, Pedro Sousa Ribeiro, José Nunes da Silva e João Simões.
Tendo conseguido captar rapidamente a adesão de muitos atletas, a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico formou, em 1964, a primeira equipa júnior.
Na época seguinte, no escalão sénior, sagrou-se campeã nacional da Segunda Divisão, ascendendo ao patamar máximo do rugby nacional, consolidando definitivamente o Técnico no panorama do rugby em Portugal.

Patrocínios e apoios
Patrocínios

Apoios