Técnico realiza acção de divulgação na Escola Básica 2,3 das Olaias

aUbunsite
03/02/2022

O Técnico, representado pelos jogadores Tomas Suarez, Gonzalo Suarez e Simão Medeiro, e ainda pelos treinadores Tomás Trincheiras e João Barbosa, deslocou-se à Escola Básica 2,3 das Olaias para realizar uma acção de divulgação de rugby que contou com a presença de cerca de uma centena de jovens que, estando ao abrigo do projecto social Ubuntu, frequentam do 7.º ao 9.º ano de escolaridade.

Nuno Martins, responsável pelos escalões de formação do Técnico, explica que o clube reconhece “a importância de levar a modalidade às escolas, para que consequentemente o número de atletas jovens apaixonados pelo rugby aumente e assim o desporto ganhe a sua devida importância”.

Assim, numa escola frequentada por alunos de mais de 20 nacionalidades, treinadores e jogadores seniores do Técnico proporcionaram “um momento de treino para jovens entre os 13 e 15 anos”, o que, explica Nuno Martins, “foi uma experiência enriquecedora, de aprendizagem e diversão, onde os valores do rugby foram passados e estiveram sempre presentes”.

“Acreditamos que este é o caminho: a aproximação do clube à comunidade escolar para assim reinventar e transformar o rugby”, concluiu o responsável pelos escalões de formação do Técnico.

Da parte do projecto, Elisa Oliveira, técnica Ubuntu no Agrupamento de Escolas das Olaias, refere que “o projecto Ubuntu é internacional e trabalha a educação não formal com os jovens”.

A educadora realça ainda que o projecto “trabalha a autoconfiança, o autoconhecimento, a resiliência e a forma como os jovens se põe ao serviço da comunidade” e desenrola-se “na escola durante o ano, mas, de forma mais intensiva, uma semana por turma, das 9h às 17h”.

“Na semana intensiva, o primeiro dia é dedicado ao rugby. Estes jovens vêm de um contexto social muito desafiante, muitas vezes estão fechados neles próprios no bairro e dificilmente se arriscam a irem para outros contextos fora da sua zona de conforto e muitas vezes nem se apercebem que têm o clube a paredes-meias”, salienta Elisa Oliveira.

Já Paulo Franco, professor na escola das Olaias que coordena o projecto, revela que “na semana Ubuntu” é apresentado aos alunos “sempre o filme Invictus, onde Nelson Mandela envolve o rugby para a formação de uma nação e para a integração de todos”.

“O rugby pode ser um bom caminho para muitos miúdos que andam perdidos. No rugby podem ter um grupo por boas razões. O universo da nossa escola é de muita desistência e de muitos miúdos a escolherem caminhos alternativos que são maus. Ao desenvolvermos o projecto Ubuntu e ao envolvermos agora o rugby, procuramos que os alunos tenham um espaço de encontro pelas boas razões que sirva para o sucesso educativo e pessoal”, conclui Paulo Franco.

Patrocínios e apoios
Patrocínios

Apoios